terça-feira, 13 de abril de 2021

Nesta segunda-feira, 19/04: Viaje pela Mata

 


O coletivo de artistas independentes Usina das Artes, da Praia do Cassino, Rio Grande - RS, realiza nesta segunda-feira, dia 19 de abril de 2021, às 19h, no canal https://www.youtube.com/ideiadesenhos , no dia de luta dos povos indígenas, a projeção holográfica "Viaje pela Mata", com desenhos e grafismo indígena Huni Kuin, e o bate-papo sobre cultura indígena, vida e natureza com os indígenas Darci Emiliano, Jane Morais e Merong Kamakã.

"Viaje pela Mata" é uma projeção de desenhos e grafismos da etnia Huni Kuin e de outros povos originários, concebida pelo artista gráfico Wagner Passos e realizada primeiramente em 2019 junto a exposição fotográfica do projeto de extensão do IFSul Câmpus Pelotas intitulado "Água de Beber para a Aldeia Altamira Ni Yuxibu Huni Kuin", realizado pelo professor Charles Soares Huber, para melhoria da água consumida pelos indígenas da Aldeia Altamira, no município de Jordão, no Estado do Acre, contribuindo para a diminuição de enfermidades de veiculação hídrica, o êxodo indígena para as cidades e a preservação e continuidade da cultura e do povo Huni Kuin. A projeção reúne uma série de imagens que ocorrem sobre árvores e plantas, que acompanham sons e aromas da floresta, na tentativa de reproduzir a arte indígena, na sua cosmologia, relação e reconexão humana com a natureza.

 Juntamente com a projeção ocorrerá o bate-papo sobre cultura, vida, cosmologias, a luta dos povos indígenas na retomada de seus territórios e defesa da natureza. Participam da conversa Darci Emiliano, kaingang da Terra Indígena Cacique Doble, doutor em educação ambiental pela FURG e técnico administrativo em educação do IFRS - Câmpus Sertão; Jane Morais, guarani da Aldeia Pinhalzinho, Planalto - RS, ativista da luta indígena e graduanda em Direito pela FURG; e Merong Kamakã, pataxó hãhãhãe, artesão e ativista da luta pelos territórios indígenas na retomada da terra Xokleng Konglui, em São Francisco de Paula - RS.

 Com apoio do Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil e Este do Uruguay, a atividade pretende oferecer um momento de reflexão sobre as relações humanas com a natureza, educação ambiental e luta dos povos indígenas. Para mais imagens sobre a projeção holográfica acesse, inscreva-se e veja o vídeo "Viaje pela Mata" no canal https://www.youtube.com/ideiadesenhos . Para mais informações e saber sobre a concepção da obra, acesse artigo no link: http://www.guaritadigital.com.br/casaleiria/acervo/cienciassociais/viisiddpp/862/index.html .

Ajude na divulgação compartilhando nas suas redes e grupos, todas e todos são bem-vindos para este encontro!

 

Nenhum comentário: