Clique no play e ouça a Web Rádio Papareia

Clique no play e ouça a Web Rádio Papareia, a primeira rádio comunitária da Praia do Cassino.

Web Rádio Papareia

sábado, 24 de junho de 2023

"A Miraguaia e o Pescador" - Making of - Parte 2

 


Um livro escrito por Ivonei Peraça e ilustrado por Wagner Passos

Na postagem anterior mostrei como é o processo criativo do pai, sua escrita e como são dados os passos iniciais para a criação do livro. Nesta segunda postagem falo um pouco dessa etapa de limpeza, organização e decupagem do texto.

Após a escrita inicial, o texto passa por um estudo, no qual analisamos o tempo, a sonoridade das palavras, o ritmo, tentando deixá-lo o mais musical possível. No caso de um livro infantil, com uma proposta para que os pais também leiam para as crianças, algumas palavras e ideias mais complexas são mantidas intencionalmente, para que surjam dúvidas sobre uma ou outra palavra estranha, e na troca de ideia aconteça a explicação, ou seja, um aprendizado da criança.

"A miraguaia e o pescador", passou por 4 versões iniciais, antes de ser enviado para a revisão, a qual foi feita pela amiga, professora do curso de Letras da FURG, Fabiane Resende. Após a revisão, ainda tivemos o corte de alguns trechos e concerto de outros, para que ficasse de acordo com as ilustrações.

E assim apresento algumas páginas da versão impressa dessa cópia que acompanhou toda a criação das ideias das ilustrações. Como podem ver, bastante riscadas, sujas, manchadas... resultado da manipulação frequente em meio a tinta, água e muitos papéis nesse processo criativo de produção das ilustrações.

E para quem leu e prestou bem atenção na imagem, até os 45 minutos do segundo tempo o título do livro era "A miraguaia, a tempestade e o pescador", exatamente porque a tempestade, além de um acontecimento que guia toda a história do livro, é tão importante que vimos a mesma como uma personagem. Mas de repente o pai sentiu intuitivamente a necessidade da mudança e na véspera de enviar para a gráfica, entrei em contato com o Sandro Mendes, da Editora Yaguarú e conseguimos alterar o título antes de efetivar sua catalogação e o ISBN.

Lançado na lançada na 49ª Feira do Livro da FURG "A Miraguaia e o Pescador" está disponível nas livrarias Vanguarda, Albuquerque, Hippocampus e nos sites da Magazine Luiza e editora Yaguarú. Então pessoal, quem ainda não adquiriu o livro, corre lá e aproveita!


Um grande abraço para todos!
Wagner Passos