Clique no play e ouça a Web Rádio Papareia

Clique no play e ouça a Web Rádio Papareia, a primeira rádio comunitária da Praia do Cassino.

Web Rádio Papareia

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Músicas do Mundo, programa de rádio com Wagner Passos e Ivonei Peraça

 



Estréia nessa sexta-feira, 23/07, às 21h na Web Rádio Papareia o programa "Músicas do Mundo". Direto da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, conhecida culturalmente como a Liverpool da América do Sul, com produção do cartunista Wagner Passos e do poeta Ivonei Peraça, que apresentarão músicas de diversos países e idiomas, contando um pouco da história dos artistas e contextualizando suas cidades e cultura.

Tendo o porto do Rio Grande como ponto de embarque e desembarque cultural, o programa pretende apresentar esse intercâmbio internacional histórico que acontece nesta cidade do sul do Brasil desde o século XVIII, intensificado pela industrialização entre os anos de 1930 e 1980 e o aumento do fluxo de navios e dos marinheiros que circulavam pela cidade, pelos bares e conviviam com a população rio-grandina.

Além da proposta internacional, o programa pretende fazer um bate-papo descontraído sobre arte, cultura e, principalmente, literatura, levando também aos ouvintes as composições e músicas de artistas rio-grandinos, exportando a arte local via ondas sonoras para o mundo.

Ivonei Peraça e Wagner Passos também são pai e filho, e trabalharam juntos como estivadores do Porto do Rio Grande, convivendo com tripulações de diversos países. Atualmente desenvolvem um trabalho de escrita e desenhos para livros infantis e histórias em quadrinhos, publicados pelo coletivo de publicações independentes Usina das Artes, com temas que buscam valorizar os elementos culturais da cidade do Rio Grande, sua natureza e a história dos trabalhadores, pouco contada, mas que se constitui como a principal base da economia da cidade e região. A obra de ambos pode ser vista no blog http://wagnerpassosblog.blogspot.com  e no instagram https://www.instagram.com/wagnerpassoscartum .

"Músicas do Mundo" irá ao ar toda sexta-feira das 21h às 23h na Web Rádio Papareia https://papareia.webradiosite.com (disponível também no aplicativo Radios Net no Google Play) , com coordenação de Lauro Gouvea, e transmissão simultânea no canal do Youtube Ideia Desenhos https://www.youtube.com/ideiadesenhos.